Glossário


Açúcar mascavo ou açúcar mascavado (açúcar bruto): açúcar petrificado, de coloração variável entre caramelo e marrom, resultado da cristalização do mel-de-engenho, e ainda com grande teor de melaço.

Açúcar demerara: açúcar granulado de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composição, mais utilizado para exportação.

Amarula: é um licor de origem africana preparado com natas e sumo do fruto da árvore maruleira. Tem 17% de álcool em sua composição.

Bolos com a Forma de Coração: Divida a massa em duas metades. Coza um das metades em uma forma quadrada e a outra metade em uma redonda. Para montar corte o bolo redondo pelo meio e monte conforme a imagem.


Cassata ou Cassata: é um bolo tradicional da Sicília. É preparado com queijo ricotta açucarado, pão-de-ló, pasta reale (uma massa siciliana de amêndoa) e fruta cristalizada.


Castanha-do-pará: é a semente da castanheira-do-pará, também chamada castanheira-do-maranhão, tocari e tururi. É uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa da Floresta Amazónica.

Chamuça: também conhecida como samosa ou samusa, é uma especialidade de origem indiana constituída por fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais.

Cognac: nomeado em homenagem à cidade de Cognac, na França, é um variante do conhaque (brandy). O brandy é uma bebida produzida através do processo de destilação de vinhos ou frutas. Denomina-se conhaque o brandy produzido com os vinhos de uvas provenientes da região de "Cognac" em França.


Custard: é uma variedade de preparações culinárias com base em uma mistura cozida de leite ou de creme e gema de ovo. Dependendo da quantidade de ovo ou espessante é utilizado, o creme pode variar em consistência a partir de um molho fino (creme inglês), para um creme de pastelaria espesso utilizado para encher éclairs.


Fondue (fundida): é um prato com origem na Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem directamente. Além do fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate e carne.
Frangipane: é um recheio feito de sabor ou de amêndoas. Este enchimento pode ser usado numa variedade de maneiras, incluindo bolos, tortas e outros doces variados, tais como o Jesuíta.

Ganache: é uma mistura cremosa de chocolate e natas, utilizado como cobertura ou recheio de bolos, cupcakes e outros itens de confeitaria.

Grand Marnier: é um licor com sabor de laranja amarga criado em 1880 por Alexandre Marnier Lapostolle. É feito de uma mistura de conhaque, essência destilada de laranja amarga, e açúcar. O Grand Marnier inclui uma linha de vários licores, a maioria dos quais pode ser consumido "puro" como um aperitivo ou um digestivo, e pode ser usado em várias misturas de bebidas e sobremesas. Em França, este tipo de uso é o mais popular, especialmente com Crêpes Suzette e "crepes au Grand Marnier".

Magenbrot: é um pequeno doce vidrado originário da suíça e da alemanha em forma bolacha de diamante, semelhante ao pão de gengibre. São vendidos em feiras e mercados durante o Natal.



Marzipã, marzipan ou maçapão: é um doce de origem árabe, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, que podem ser moldados em praticamente qualquer formato. Também podem ser adicionadas essências. O marzipã é servido geralmente com a forma de bolinhas ou figurinhas, pintadas com anilina ou em sua cor natural, e ainda com cobertura glacé ou de chocolate.

Mascarpone: é uma variedade de queijo de consistência muito cremosa, feito à base de leite de vaca e particularmente rico em gorduras, originário da região da Lombardia, Itália. Sua cor é bege clara e o sabor é doce.

Matcha: é uma variedade de chá verde em pó, usada particularmente na cerimónia do chá japonesa, bem como para temperar e colorir comidas, como macarrões mochi e soba, o sorvete de chá verde e uma variedade de wagashi (confeitos japoneses).

Paçoca: é uma comida de origem indígena feita a base de farinha de mandioca e carne seca. No Nordeste do Brasil a paçoca é um prato típico e muito degustado durante os festejos juninos.

Panetone: pão doce de natal, possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa. É um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. 

Pavê: é uma espécie de torta gelada que tem como base biscoitos do tipo champanhe ou maizena inteiros ou uma massa de bolo suave embebidos em sucos, licores ou caldas e um creme entre as camadas. Há também complementos variados: frutas frescas ou em calda e chocolate são os mais comuns.
Praline: pode referir-se a confecções feitas a partir de noz e xarope de açúcar, se em pedaços inteiros ou moído, ou a qualquer biscoito de chocolate contendo o pó moído ou nozes.

Pimenta-caiena, Pimenta-de-Caiena ou pimenta-vermelha: é uma variedade de Capsicum annuum. Deve o seu nome à cidade de Caiena na Guiana francesa. O fruto da pimenta-caiena seco e moído é usado como condimento picante na cozinha indiana e chinesa.

Profiterole: é uma sobremesa muito popular na França e foi considerada uma iguaria real no século XVI. Graças a um pedido de Catarina de Médicis, soberana da França na época, um chef italiano criou a receita, que vem sendo aperfeiçoada ao longo dos tempos.


Quindim: é um doce que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar e coco ralado. A receita que utiliza coco ralado é originária do nordeste brasileiro, diferente da receita portuguesa, conhecida como brisa-do-Lis, que no lugar do coco ralado utiliza amêndoa.

Sachertorte: um bolo de chocolate, inventado por Franz Sacher em 1832 para príncipe Metternich em Viena, capital da Áustria. É uma das mais famosas especialidades gastronómicas da cidade.  

Shimeji: é uma espécie de fungo comestível, rico em vitamina B12. Inicialmente cultivado em países orientais, hoje difundido em todo o mundo. O shimeji tem duas variações popularmente conhecidos como shimeji preto e o shimeji branco. A diferença da coloração se deve ao método de cultivo e variação genética.


Toblerone: é uma marca de chocolate suíço, produzida na cidade de Berna pela antiga empresa Chocolat Tobler AG, agora Kraft Foods Inc. O Chocolate Toblerone original é constituído por chocolate de Leite, amêndoas da Califórnia, e mel. Foi inventado em 1908 e actualmente está presente em 122 países sendo a segunda marca mais reconhecida no mundo apenas atrás da Coca-Cola.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...